sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Insurgente - Veronica Roth


Oi cherries,
Já faz um tempinho que eu li Insurgente, segundo livro da trilogia distópica Divergente, da autora Veronica Roth, mas só agora trago a resenha porque... Sim!
Pode haver alguns spoilers de Divergente aqui nessa resenha então toda vez que for ter eu vou avisarr.
Insurgente, assim como Divergente é narrado pelo ponto de vista da protagonista Tris Prior, ou seja, é em primeira pessoa. Publicado pela editora Rocco aqui no Brasil tendo 511 páginas contando com os agradecimentos.

O livro se passa após a iniciação da Tris na Audácia que deveria ter sido marcada com comemorações e festas pela sua nova facção mas, como o verbo já esta em "deveria", já sabemos que não foi bem isso o que aconteceu. As facções e suas ideologias entram em conflito e uma guerra está prestes a começar. A Erudição que quer "tomar" o poder da Abnegação de forma meio doentia, ainda mais com a Jeanine Mathews comandando tudo, ela quer matar os Divergentes e os membros da Abnegação, alguns membros da Audácia traem a facção se aliando a Erudição. Os fiéis as facções fogem e Tris tenta salvar aqueles que ama e a sua própria vida.

Spoilers de Divergente

Metade do livro - e muitas partes da outra metade - é resumido na Tris falando "Eu matei o Will" e "Não consigo mais atirar pois eu matei o Will" fora as vezes em que Tris agiu de forma muito precipitada. A Tris me deu muita raiva nesse livro, tinha horas que eu queria soca-la porque ela não se importava se o que ela ia fazer podia mata-la e coisas do tipo, ela mentia para todos e isso foi o que mais me irritou. Tris é um tanto que inconsequente.
Eu me surpreendi pra caramba com o Caleb, ele é um filho da mãe até dizer que chega, e não foram poucas as vezes em que eu quis esfaquear o Caleb.

{...}

Insurgente me surpreende pelo fato de que normalmente, o livro do meio, é sempre o mais chato, e não é, mais ou menos para ser sincera. Se eu for comparar Divergente e Insurgente, eu voto em Divergente porque em Insurgente eu fiquei com muita raiva da Tris e ela foi muito, muito, muito irritante. Mas isso pode ter sido apenas o meu ponto de vista porque, por exemplo, uma amiga minha ela não ficou com raiva nenhuma da Tris, ao contrário, ela achou que a Tris teve uma mudança muito boa e significativa do segundo livro e ela ficou com raiva da Christina, eu não fiquei com raiva da Christina.
Sim, a Tris teve uma mudança muito significativa no segundo livro porque ela amadureceu bastante: no primeiro livro ela é meio ingênua, acho que essa é a palavra, no segundo com tudo acontecendo, a perda dos pais dela, dos dois melhores amigos dela, tudo fez ela ficar bem mais forte e madura.
O Tobias, o que falar sobre o Tobias? O Tobias é o Tobias né gente, acredita bastante na Tris, na força dela e ele também tem aqueles momentos "Tobias o protetor" em que ele é todo carinhoso e os momentos em que ele é bastante duro, assim, direto hehe.
Também teve três personagens que apareceram no primeiro livro - no filme não - mas no segundo eles tem um papel bem mais importante, eu estou falando de Uriah, Lynn e Marlene. Eles foram bem legais, eu me apaixonei por todos eles, em especial o Uriah e a Lynn, eu amo eles e são os meus personagens favoritos em Insurgente.

Bem é isso, espero que vocês tenham gostado.
XoXo.
Mari.






Nenhum comentário:

Postar um comentário