terça-feira, 12 de agosto de 2014

Resenhando: Divergente da autora Veronica Roth


Olaaa pessoas \o/
Aqui estou eu com mais uma resenha.
Alguns já sabiam desde aquele post que eu fiz falando um pouquinho sobre o filme que eu havia comprado o livro e já tem um tempinho que eu li aí eu fiquei com preguiça de tirar uma foto dele e peguei essa dai que eu achei no google.

O livro é o primeiro da trilogia de mesmo nome Divergente e ele é da autora Veronica Roth (destruidora de sentimentos), possui 502 páginas e é de tirar o fôlego.
Eu li esse livro em dois dias e posso dizer que não pulei nenhuma parte porque simplesmente gente o livro ele te prende, ele é muito emocionante e você vai lendo e lendo e quando vai ver o dia já acabou e o livro também mas antes de falar o que eu achei vamos a uma sinopse feita por mim \\o//

Tudo se passa em uma Chicago futurista a tantos e tantos anos no futuro, e após um período de seu eu não me engano foram 100 anos de guerra os bam-bam-bans dessa sociedade decidiram que a única forma de restabelecer a paz era criando um sistema de facções. São cinco facções e cada facção presa um tipo de característica, as facções são: Abnegação, que valoriza o altruísmo e nega totalmente a vaidade, a Audácia, que valoriza a coragem, a Erudição, que valoriza a inteligência, a Amizade, que valoriza a paz e a amizade (óbvio né?!) e a Franqueza que valoriza a honestidade e nega totalmente a mentira. Você nasce em uma facção mas todas as pessoas tem direito de mudar uma vez na vida de facção, quando elas fazem 16 anos elas tem que fazer o teste de aptidão para ver em qual facção elas se encaixam e aí no dia da escolha elas vão para a que quiser ou ficão na que nasceu. E agora chega o momento em que falamos da Beatrice Prior.
Bom, Beatrice e o irmão dela Caleb tem 16 anos porém ele é alguns meses mais velho e eles nasceram na abnegação, e então eles vão la e fazem o teste mas o teste de aptidão de Beatrice da inconclusivo fazendo dela uma Divergente, ela tem aptidão para três das cinco facções: Erudição, Abnegação e Audácia mas nessa sociedade ser Divergente é algo extremamente perigoso - e você só descobre o porque de que é perigoso quase no final - e por isso ela não pode contar a ninguém, e aí chega a dificil escolha: será que ela fica na abnegação ou vai para alguma outra das duas? E Beatrice vai para a Audácia e tipo, não é assim igual vocês devem estar pensando: ah beleza, eu escolhi a Audácia e agora eu sou uma audaciosa - nem falam nada de audaciosa no livro - você tem que passar por uma iniciação para ver se você realmente pode entrar na Audácia e se você não passar pela iniciação você vira um Sem-Facção, ou seja, mendigo para nós nos dias de hoje. E aí acontece mais um monte de coisa que se eu falar eu vou acabar dando spoiler e eu acho que você não querem isso mas basicamente o livro todo é sobre a iniciação da Beatrice, tudo vai virar de cabeça para baixo só no finalzinhooooo.

Agora o que eu achei do livro:
Muito bom e agora a Veronica acabou de lançar o livro Quatro que é a história no ponto de vista de Tobias, eu nem falei do Tobias mas ta eu vou falar dos outros personagens agora.
Tobias mais chamado de Quatro é o instrutor da Beatrice, e por falar nisso, quando a Beatrice ela vai para a Audácia ela passa a se chamar de Tris e bem, acontece umas coisas entre Tris e Quatro né....
Como os melhores amigos da Tris nós temos Christina, Will e Albert que também são inciandos transferidos, ou seja, que sairam de outra facção. De todos eles, Christina, Will, Albert e Caleb de personagens secundários, os meus preferidos são o Will e o Albert embora quem leu ou assistiu ao filme sabe o que acontece com eles eu os amo.
Acho que eu nunca odiei tanto um vilão quanto eu odeio o Eric e a Jeanine mas me julguem eu gosto do Peter, ele é maneiro.

Relacionando o filme com o livro é obivio que o livro é beem melhor mas acho que o filme ele se saiu 70% bem e 30% mal porque eles cortaram muitas partes das quais eu acho que deveriam ter aparecido no filme, entre elas duas partes que para mim foram as que mais fizeram falta tanto que uma delas faz a menor diferença em Insurgente e eu não sei como eles vão fazer em Insurgente.
Sobre a escolha dos personagens eu posso dizer que amei todos tirando uns e outros até porque né eu vi o filme antes de ler o livro.... que decepção.

É isso, espero que tenham gostado.
XoXo


Um comentário:

  1. Existem muitas pessoas que não gostam muito do livro porque acham que é uma escrita meio infantil eu já não achei isso, eu gostei muito da história, ela te prende e você acaba lendo em um dia.

    ResponderExcluir